domingo, setembro 27, 2015

Como é chorar?

O ser humano não é o único animal capaz de chorar, não tenho certeza e pra falar a verdade estou com preguiça de pesquisar, mas acho eu que somos os únicos capazes de fazer essa tal façanha por causa de sentimentos diversos. Isso não é algo para se orgulhar, na verdade a cada dia que passa tenho impressão que ser um humano não é lá essas coisas, mas voltando assunto, chorar é algo tão ridículo porém o eu ato nos faz extravasar todo o sentimento que temos dentro de nós.

Não costumava chorar, sempre fui daquelas pessoas que seguram o choro, mas sabe o que aprendi nesses tempos pra cá? Esse tipo de pessoa são as mais sensíveis em relação ao mundo. Falo isso por experiência própria, acho que ultimamente não existe ninguém que chore mais escondido do que eu, essa é a pior coisa que se pode fazer, esconder o que está sentindo é doloroso.

terça-feira, agosto 25, 2015

Como faço pra esquecer o que nunca tive?


Os sentimentos talvez sejam um dos fatores que tornam o ser humano o animal mais complexo deste planeta, provavelmente a nossa anatomia não chegue a esse nível de complexidade. Não podemos olhar para a nossa espécie sem perceber que cada individuo possui comportamentos diferentes até para situações iguais ou parecidas que outro individuo e isso é no mínimo fascinante. Da mesma forma, somos capazes de nutrir sentimentos por pessoas que estão fora do nosso alcance, isso é fascinante, mas doloroso para quem convive com isso.

O que podemos falar sobre algo que sabemos da existência, mas não conseguimos saber de onde vêm ou o motivo que o torna presente nas nossas vidas? É exatamente assim que vejo as afeições, pois não conseguimos controla-las e muito menos saber quando elas irão surgir e isso nos torna quase que reféns dela. 


De todos os sentimentos o amor é aquele no qual todos ou pelo menos a maioria quer sentir, mas poucos sabem o seu real significado. E ele muito provavelmente é o sentimento que mais deixa a cabeça dos seres humanos mais confusa, pois é ele o responsável por várias explicações ditas desde intelectuais a pessoas comuns e a maioria tem definições diferentes para esse afeto.

Sou adepta da teoria que o amor é um sentimento no qual todo mundo vai sentir e não acredito que se ele não durar para sempre é sinal que não tenha sido amor, afinal ninguém é feliz o tempo todo e nem por isso deixamos de sentir a felicidade, então porque com o amor seria diferente?


Eventualmente o amor possa ser a ligação mais democrática e ditatorial do mundo e isso ao mesmo tempo, pois ele não raciocina qual seria a escolha lógica e sinceramente para uma pessoa ateia como eu isso soa bem estranho de dizer. Não adianta dizer que ele só trará felicidades, risos e borboletas na barriga, o seu lado ditatorial irá te fazer sofrer, principalmente se o sentimento não for correspondido ou algo está impedindo que ele possa ser concretizado.

Quando o amor não é realizado isso não é empecilho para continuar dentro de você e infelizmente não sei como ele possa ser arrancado. O pior de tudo é quando não se sabe o que vai ocorrer no dia de amanhã, se pode haver alguma esperança ou é melhor desistir e então o que resta é esperar.


E caso o sentimento por algum motivo não possa ser vivido a dois, depois de toda a dor ele irá desaparecer e isso quer dizer que não houve amor? Penso que as definições de vírus foram atualizadas entre amor e paixão não podem andar separadas, afinal do que seria do amor sem a paixão? Enfim, é vida que segue.


Obs: As imagens aqui colocadas são meramente ilustrativas com nenhum objetivo aparentemente.




Deixa eu reclamar, por favor!

Nessa semana ao abrir as minhas redes sociais, me deparei com "textões" falando que a gente tem que superar os problemas sem reclamar, que reclamar não nos leva a nada, que são as nossas ações que irão mudar a nossa realidade e blá blá blá. A minha primeira reação ao ver esse tipo de conteúdo é de total desprezo, afinal esse é um dos piores conselhos que andam rolando mundo à fora.

Confesso que pessoas que apenas reclamam e não fazem nada são propensas a ter a mesma vida ou ficar na mesma situação na qual se encontram, mas isso não quer dizer que quem tem culpa da situação é a reclamação. Coitada, ela está ali para nos ajudar no primeiro momento em que nos deparamos com o problema, porque extravasar as nossas frustrações é algo ruim?

O mundo era um lugar melhor quando as reclamações podiam viver livres e soltas por aí sem nenhum "caga regra" pra impedir isso. Afinal existe coisa melhor do que reclamar pra alguém todas as amarguras que a vida fez/faz com você? Deve ser bastante chato e incomodo para o ouvinte, mas para o locutor é uma sensação de prazer, parece que a cada palavra dita o problema vai sumindo.

Tenho consciência de ser uma pessoa bem reclamona, inclusive já tenho essa fama entre as pessoas mais próximas a mim, porém não quero mudar esse fato e ser uma desses seres chatos e good vibes que vemos andando por esse mundo espalhando coisas positivas e pregando que "não devemos reclamar sem razão", se eu quiser reclamar eu reclamo e ponto final.


Eu tô aqui é pra causarse fosse pra ser pacífica eu tava no oceano



quarta-feira, agosto 19, 2015

Sou invejosa e isso não me faz pior

Quando eu era criança adora participar de competições, nunca fui de participar das oficiais, mas as que aconteciam durante o recreio e nas aulas de educação física me fascinavam e eu sempre participava. Durante essas competições, principalmente de futebol e "carimba" demonstrava o quanto eu não sabia perder, não que eu saísse batendo nas outras crianças, eu ficava com uma raiva de mim por não conseguir ganhar e me odiava por um tempo por causa disso, (in)felizmente isso me acompanha até hoje.

Não me lembro quando comecei isso, pra mim é uma coisa natural na qual eu devo ter adquirido desde muito pequena. Sempre quis ser a melhor em tudo, acho muito legal quando pessoas que eu gosto conseguem o que querem, porém a segunda coisa que penso é no que eu vou fazer para ser melhor. Não faço isso pensando nos outros - na verdade tenho uma profunda apatia com o pensamento dos outros - tenho que conseguir para me satisfazer, é quase uma necessidade que tenho para viver.

Pode parecer bem cliché o que tenho para falar, mas tudo o que eu quero é fazer algo relevante para o mundo. Tudo o que mais me deixa com náuseas é pensar na possibilidade de ser mais um no mundo que anda por aí trabalhando e comprando coisas inúteis (obrigado Clube da Luta por me ensinar isso).Ser jornalista é ser ambicioso e querer saber de tudo primeiro, talvez seja por isso que escolhi essa profissão. 

Essa minha inveja não me faz querer o mal dos outros, não me faz querer passar a perna nos outros, a única coisa que ela me faz pensar é em ser melhor da próxima vez, de me esforçar mais para que eu possa conseguir, me faz prestar atenção no que estou fazendo. Mas tudo tem um lado negativo, sempre que me diminuo, fico mais "reclamona" do que sou e mais negativa.

Cada dia que se passa e tenho esse sentimento, vejo que não quero dinheiro, não quero ser famosa ou alguma coisa chata que as pessoas de hoje querem, tudo o que desejo é me satisfazer com as conquistas que quero ter. Isso não inclui destruir a vida de alguém ou querer algo ruim pra alguma pessoa, isso inclui somente eu fazer o meu melhor e isso não depende de ninguém, só de mim.

Então não me venha dizer que "da próxima você consegue", não quero na próxima, eu quero AGORA e irei me esforçar ao máximo para conseguir o que eu quero com os MEUS méritos e os meus esforços, talvez não me torne rica ou famosa, mas com toda certeza não irei ser mais uma no mundo e a cada dia que se passa eu tenho mais certeza do que será o meu diferencial.

 

sábado, agosto 15, 2015

Queria dizer que amo/sou forró #1

Cresci ouvindo forró não por influência dos meus pais pois eles não gostam, mas por causa dos vizinhos e pelas pessoas ao meu redor. A onde eu moro o forró provavelmente é o ritmo mais tocado nas rádios. Não sou uma fã incondicional, não tenho músicas de forró no meu celular e nunca fui para um show de forró, porém existem certas músicas me dão uma nostalgia, pois essas tocavam na minha infância e também me despertam curiosidades por conta da letra. Unindo o útil ao agradável irei "analisar" 5 letras de musicas de forró e a primeira escolhida é "O Relógio - Moleca 100 Vergonha".


 
Para situar os mais leigos, na metade dos anos 1990 até meados do ano de 2006 ( Com margem de erro de dois anos para menos ou para mais) a onda de temas para o forró era o romântico, mas não o romântico da maneira que a maioria das pessoas conhecem, o romântico do forró é aquele piegas quase um brega. Isso não é um ponto negativo, na verdade acho bem legal, afinal você pode achar até chato, mas canta porque chega a ser engraçado.

Podemos começar a "análise" com o nome da banda. Não sei se isso é um acordo entre os empresários de bandas de forró, mas não existe UMA banda se quer de forró que tenha um nome descente. Ouve uma época que a moda era nome de comida ( ex. Limão com Mel, Lagosta Bronzeada e etc), teve a época de nomes de extremo mal gosto (ex. Ferro na Boneca) e nomes mais, digamos abstratos (ex. Banda Bicho de Pé, Banda Encantu`s, Conde do Forró e etc). E com a banda "Moleca 100 vergonha" não poderia ser diferente, não bastava ter "moleca" e "vergonha" no mesmo nome ainda precisa escrever "sem" em forma numérica.

A sinopse da música é basicamente de um homem e uma mulher que se conhecem na balada e acabam "ficando". Porém o que a moça não esperava era que o cara que ela conheceu na noite anterior reaparecesse e ainda dissesse que está loucamente apaixonado por ela.

Tudo começa com uma voz vinda de um locutar de rádio falando o nome da banda, o motivo das bandas de forró fazerem isso? Os cientistas ainda não descobriram, logo depois de uma forma dramática aparece o som de um cronômetro ou um relógio - confesso que não sei ao certo - e como toda música de forró romântica clássica, o dito cujo fala que não aguenta esperar pela amada e que é o "homem mais apaixonado por você". Em dado momento ele fala que ela "desapareceu" e quer saber o "esconderijo" dela. Não sei em que mundo esse rapaz vive, mas no mundo em que a moça da história e eu vivemos, o fato de alguém "ficar" com você não significa que a pessoa  necessariamente precisa manter contato ou ter algum relacionamento, então migo "seje menos".

Pela começo da narrativa parece que o homem não está falando diretamente com mulher, afinal ele não sabe o "esconderijo" dela e a música deixa um buraco na interpretação pra saber se eles se encontraram ou algo assim, mas a questão é que por algum motivo obscuro que ainda não descobri, a mulher reaparece com uma mensagem que provavelmente ele depois desejou que ela tivesse permanecido no seu "esconderijo".

A amada do nosso apaixonado começa mandando a real e diz "Tente acordar, foi bom, valeu", provavelmente essa musica tem um dos melhores e maiores foras da história mundial. Ela é bem educada ao dar o fora nele, explica que "esse papo não tem nada a ver" e pede para ele não ser um tolo, mas achei bem debochado da parte dela logo em seguida falar "Adeus, bye bye", poxa será que não bastava o cara levar um fora em português, precisava ser em inglês também?

E então o nosso amigo prova que a "trouxisse" não tem limites, segue o diálogo musical magnífico: 
Rei dos trouxas: Eu vejo o tempo correr, e fico sem saber
Se ainda você vai ficar comigo...

Misândrica: E o que é que eu posso fazer
Não quero mais você..
Foi passatempo, lance, nada mais
Eu tô em outra, procure entender...

Rei dos Trouxas: Não diz mais nada, não me faça mais sofrer...

 Parece que a paixão era tão grande que o amor próprio se esvaiu e ele precisava pagar todo esse mico, afinal a mulher já tinha falado que não queria ele e o trouxa precisava perguntar mais uma vez pra ter certeza, isso que é gostar de sofrer. Além disso, esse final me faz ter vontade de andar no recreio com essa moça, que pessoa maravilhosa, inclusive quero dicas de como arrumar homem tão rapidamente, estou à espera de um workshop. E então por fim o "Rei dos Trouxas" cai na real e aceita o fora que levou.

O que aprendemos hoje? Não seja esse cara e não seja trouxa o bastante para confundir "ficar" com relacionamento e quando você for dispensar alguém fale "Adeus bye bye". Então é isso, até a próxima. 



No limbo da vida

Vivemos em uma época na qual existem várias opções de se levar uma vida, talvez isso se deva as varias tribos que temos disponíveis desde emos (sim, eles ainda existem) até hipsters (sim, infelizmente eles existem). Por mais que você escolha não pertencer a uma tribo específica, você faz escolhas que irá te colocar em uma categoria, desde o seu gosto musical até a sua opção sexual, o ser humano parece que não consegue viver sem ser rotulado.

Para pessoas como eu - espero muito que existam outras assim - é bem complicado viver em um mundo no qual precisamos nos definir para que nossa existência seja validada perante a sociedade. Não conseguimos se encaixar nas categorias que existem, podemos escutar um rock pauleira e segundos depois descer até o chão ao som de Mc Carol; ou então beijar um cara e depois uma travesti.

São tantas opções e as pessoas insistem em se encaixar numa categoria, nada contra tenho até amigos que pertencem a esse estilo de vida, mas por favor não me venha tentar dizer que sou isso ou aquilo, sabe o que realmente sou? Nem eu sei e sinceramente não quero descobrir, afinal o que importa eu saber?

A vida é feita de mistérios, se existe Deus ou se viemos de uma explosão do acaso, isso não deve atrapalhar o que somos, "vamos nos permitir". Ser racional é uma bosta, falo por mim mesma e nessa altura do campeonato o que mais quero é viver. Mas como irei fazer isso? Esse é mais um mistério.

domingo, agosto 02, 2015

Vamos nos separar?

Nesse período de férias eu venho tentando aprender coreano, na verdade eu estou mais enrolando do que aprendendo de fato, mas a questão relevante é que por conta disso eu venho tendo contato com a cultura deste povo, especificamente da Coréia do Sul. E dentre os produtos culturais desse país que mais tenho acesso está a industria do cinema que consta com ótimos profissionais e filmes que me fazem questionar o mundo e dentre esses está o filme As One.

 O filme é ambientado no mundial de tênis de mesa, na qual foi montado o time da Coréia unificada e mostra as dificuldades que ambas as partes encontram para se ambientar e entender os costumes de dois países iguais, mas ao mesmo tempo muito diferentes e as belas amizades que se formaram. Foi um acontecimento histórico que demostrava ser possível uma reunificação entre as duas nações, porém este fato não se concretizou e as duas Coreias continuam separadas.


Depois de ver o filme a única coisa que fiz durante o dia foi pesquisar mais e mais sobre a questão das Coreias e os motivos que levaram a sua separação. O assunto continua me fascinando até depois de dias, afinal trata-se de um país dividido por dois, sim é verdade existem diferenças culturais, variações da língua e pensamentos diferentes entre eles, mas pense bem isso também acontece com o Brasil por exemplo e nem por isso nos separamos.

A história nos conta o quanto a Coreia sofreu nas mãos de estrangeiros e esses mesmos estrangeiros separaram um país, separaram famílias, amigos e tudo por culpa do poder. Ao ler mais sobre essa separação eu vejo o quanto as chamadas "superpotências" fazem de tudo para permanecerem no poder, até mesmo transformar um país em dois e joga-los um contra o outro.




Talvez eu não tenha autoridade para falar sobre esse assunto, pois não sou coreana, nunca fui para lá e também não tenho parentes ligados aos dois países, mas ao assistir ao filme e pesquisar sobre a separação eu vi o quanto é no mínimo ridículo você sentir aversão por pessoas semelhantes a você e ter esse sentimento por causa de forças externas.

Por fim queria dizer também o quanto fiquei triste por essa aversão ter se espalhado principalmente entre os sul-coreanos, pois apenas 9% dos jovens entre 20-35 anos são a favor da reunificação e a maioria não quer a mesma por ter temor com o que irá acontecer com a economia, afinal a Coréia do Norte é um país com uma economia quebrada. Queria saber desde quando o dinheiro vêm em primeiro ao invés das pessoas? Os meus sinceros parabéns a todos os envolvidos por essa situação, especificamente EUA e URSS.